domingo, 16 de janeiro de 2011

O que faço... neste momento? Pessoa!

Estou lendo Fernando Pessoa (tão incógnito, tantos e todos eles são o que ele é... E ele é diverso).
"Fernando e seus heterônimos"...
Li esta poesia primeiro. E me identifiquei nestes versos, e repasso pra vcs!

Não sei quantas almas tenho
Por Fernando Pessoa

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo : "Fui eu ?"
Deus sabe, porque o escreveu.
(Fonte: http://www.revista.agulha.nom.br/fpesso35.html)


Sobre Pessoa e seus Heterônimos

Ao contrário dos pseudônimos - vários nomes para uma mesma personalidade - os heterônimos constituem várias pessoas que habitam um único poeta.
(...) É como se eus fragmentados e múltiplos explodissem dentro do artista, gerando poesias totalmente diversas. O próprio Fernando Pessoa explicou os seus heterônimos:

"(...) Assim têm estes poemas de Caeiro, os de Ricardo Reis e os de Álvaro de Campos que ser considerados. Não há que buscar em quaisquer deles idéias ou sentimentos meus, pois muitos deles exprimem idéias que não aceito, sentimentos que nunca tive. Há simplesmente que os ler como estão, que é aliás como se deve ler".

(Fonte: http://www.pessoa.art.br/?p=563)

A parte que destaco acima em negrito, é algo que acontece com certos escritos meus. Que depois os leio e me vem assombro. Mas um assombro salutar, do tipo: 'Fui eu que escrevi estas idéias?' Decerto que não tenho personalidades formadas com nomes, etc. Mas idéias que vem, e que não me pertencem (vá entender), poderia chamá-las psicografia, ou heteronímia? Não vou analisar rótulos; que fique as mensagens, e já basta por hora.
(rsrsrsr) Um bom restinho de domingo, a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário