sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

"Meus eventos" (que participo)... quantaS experiênciaS gratificanteS

Olá amigos

Pois é, enveredei em novas descobertas, no mundo de cursos, e novos horizontes que se abrem. Não mais, apenas, dias tristes. Alguns cinzentos. Mas ontem (09/12/10), radiante! rsrsrs

Estou aqui com muito soninho, mas com vontade de escrever só um pouquinho. Ontem, começou o Seminário Internacional de Prática de Ensino em Artes Visuais: o desenho. Ora, um curso gratuito, e tão rico. E tive uma destas oportunidades ímpares, que é conhecer um pouco do outro, de outra cultura, através do olhar de quem é de fora! Nada que descreva a emoção que foi conhecer uma mulher pequena, suave, forte, e tão cheia de criatividade... Conhecimentos mil, e que nos inspira a ir além do trivial, nesta estrada chamada vida: estou falando de Pilar Pérez, Professora Titular do Departamento de Educação Artística, Plástica e Visual na UAM (Universidad Autonoma de Madrid).

Como é bom sair do lugar-comum. Como é bom aprender. Me segurei em vários momentos para não chorar. Não por causa de qualquer Tpm, mas pela emoção que a Profª Pilar nos passava, ao falar sobre sua pesquisa, que no meu entendimento busca, através do desenho, conhecer o imaginário, o universo simbólico, ou seja, o que sentem os alunos entre 8 à 12 anos em várias escolas do mundo (Cuba, Espanha, Brasil, México, etc). Eles pensam, por exemplo, sobre o estrangeiro, sonhos, e DESENHAM. Meu Deus. E que desenhos bonitos. Chocantes. E que valerão para Pilar e equipe, milhares de dissertações, análises sem fim...

Antes da Pilar Pérez começar sua temática, escrevi uma poesia, vendo o que me transmitia aquele semblante de educadora, e o que o tema do curso me inspirava a dizer.
Ao final, entreguei a mesma a poesia abaixo, e também repassarei para Profª Marjorie (UFS).

O evento em seu primeiro dia foi muito enriquecedor, e para fechar com 'chave de ouro', teve mais duas palestrantes, a Profª Drª Adriana Dantas, e a Profª Doutoranda Germana Gonçalves. Ah, na próxima postagem , colocarei link's dos temas de todas elas... Parabéns pela Universidade Federal de Sergipe ao incentivar um evento tão especiail, que vale a pena assistir. A Sociedade Semear, pelo apoio cedido, e todos aqueles que direta ou indiretamente, surpreenderam esta estudante de História (e creio que qualquer leigo - em se falando de artes- que esteve ali presente). Parabéns pelo talento, e sensibilidade
dos organizadores!
Sem mais "delongas", aí vai o poema:

Artes
Ambiguidades

"A arte não é constância
Antes esquecimento inconstante,
lembrança inquietante
Norte, sem rumo
Vela, sem barco
Aplauso, no silêncio do desconexo
E sentido, no irrefletido;
inócuo, ambíguo...

A arte não é apelo,
antes quimera,
E não mera fantasia,
antes teoria!
E na prática o paradoxo
E no "invisível", sensibilidade,
tato, e espaço, indefinido, cheio de disfarces.

A arte não é educação; ela é ação,
ela é inata, e aprendizado infinito;
Mas educação é arte,
é envolvimento de sentidos,
é distinto;
é de pequeno, infinito
e de tão imenso, cabe na palma da mão,
cada qual com sua criação!

E se desenha, fazendo arte,
vivendo educação;
"novas" propostas,
de traças recuperadas...

Desembaraça!

Precisamos criar vida,
na vida,
e da arte que educa,
fazer luz que nos inspira,

Velhos paradigmas,
"novas" práticas,
despertando em cada ser,
um "tremendo" artista

Novas Histórias, Perspectivas"...


(Por Carmen Ligia, em 9/12/2010, Aju-SE)

4 comentários:

  1. Gracias Carmen por tu reflexión y bonitas palabras, lo comparto en facebook, abrazos

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em ver uma estudante de história envolvida com as artes! O melhor de tudo é saber o quanto você aprendeu em nosso seminário e isso já valeu o nosso esforço de organizá-lo!
    Ah e a propósito, adorei o poema!
    Prazer Cris Ferreira (estudante de artes visuais)

    ResponderExcluir
  3. ESTAIS ABRINDO SUAS PETALAS,NO SILENCIO DAS ENTRELINHAS,MILITANDO POR OLHARES MAIS INTIMO PELO SER QUE ESTA EM METAMORFOSE AMBULANTE.

    ResponderExcluir
  4. Carmesitaaa!
    Finalmente acesso seu blog...sem net em casa é **da...
    Parabéns pela experiência e pelo poema - sempre sensível e pontual!
    A arte se mostra como mais um instrumento para a educação, e melhor ainda, para renovação da forma de educar - e porque não um ensino de história levando os alunos à expressarem suas impressões através da arte? Na academia fala-se tanto de ensino transversal não é verdade?
    1 grande xêro minha amiga!

    ResponderExcluir