segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"Formatura" do Primo Mikael, 'Kaiki' e Jr. Vila Nova

Acontecido de ontem, já que agora são aproximadamente 01h45 minutos desta segunda feira. Um acontecimento significativo!

Vejo ali 3 primos terminando o ensino médio. Aqui no interior, têm-se o costume de haver uma comemoração, assemelhando-se a uma colação de grau de graduação (ensino superior). Primeira vez que fui a uma neste estilo, vendo 3 primos que "se formam" de uma mesma vez. Dois deles estão pré-classificados do Vestibular da UFS. Em conversa com o pai de um dos primos, falamos um pouco sobre vida acadêmica; confesso que nasceu em mim algum cabelo branco. O mesmo citou que para perseguir uma carreira na academia, tem que adentrar jovem. Pelo andar da carruagem, me formarei com 30 anos. Mas pretendo seguir, mestrado, e etc. Portanto, não vou me prender ao quesito idade, pois como tudo na vida, há sua relatividade!

Antes de conversar com o pai do meu primo, havia escrito no celular, por falta de caneta na ocasião da recepção dos "formandos":


Quando todos disseram não dá, eu disse VOU...
Quando meus pés sangraram, chorei; quando as pernas cansaram, andei...
Desanimei, mas NÃO DESISTI! Me lamentando, morreria. ACREDITEI EM UM
NOVO DIA... E me vi levando esta mensagem, então não me vi vencida. Me vi formada, dando palestras emocionadas. Então vi a longa estrada, com emoção vivida, UM DIA DE CADA VEZ!


Acho que seria algo bem tangível para escrever no meu convite de (futura) formatura. Uma longa estrada. As bifurcações (as más, e boas). Cada ensinamento, cada lição. Tudo está sendo válido, e muito, muito valioso.

Tirei uma foto com os três primos, com um fotógrafo profissional. Tipo de foto que quero ter bem impressa, para a posteridade de boas lembranças. Destes meninos homens, dois em especial, que em várias oportunidades conversaram comigo. O Jr. e o Mikael.

Sem uma preferência direta, antes sim conhecimento mais profundo, falarei um 'tantinho' de meu primo Mikael. Quase choro ao ouvir de certa professora de Geografia uma descrição do mesmo, e entre vários adjetivos, o denominou de "metamorfose". Àquele garoto de ontem, que me veio feliz falar de sua pretensão de prestar vestibular para Filosofia. Eu assim, com meus incentivos e brilho no olhar que nunca haverá de se perder, "dei uma força". Lembro-me de ter dado uma folha de jornal, falando apenas sobre Filosofia. Os olhos dele também brilharam! Não sei se ele guardou tal periódico. Mas eu recordo enternecida, da contrariedade de sua mãe com a escolha do filho. Um curso tão rico, ainda visto com um olhar de crítica, já que não faz parte do rol medicina-direito = devaneios de uma sociedade capitalista!

E este primo, que cogitou posteriormente fisioterapia, foi amadurecendo idéias, pensando, sentindo, se transformando, e REAGINDO. Ficou com a filosofia. Certa inflência do seu pai, que fez tal curso? Não creio, tem paixões, dons inatos que vão além de infuências do meio. Apenas "sonhei", no meio da formatura, em ver aquele menino-homem especializando-se na USP, no porvir (Oxalá).

Sim, em futuro próximo, o Mika com seus livros e idéias, que talvez só absorverei em parte, dada a grandiosidade dos pensadores que nos deixam, pobres e leigos mortais, um tanto 'fora do ar'. E me permito sair desta gravidade claustrofóbica. Não busco "o entendimento", porque pensar/filosofar é tão ambíguo...

Me permito ver naquele menino a força que me faltou, em ser quem eu verdadeiramente sou. E ele é. Um filósofo. Esperando uma vaga na UFS para Filosofia. Homem que insistiu no anseio do seu peito, em um momento tão intimista e turbulhento que é a escolha de um curso universitário. Ah Carmen cheia de defeitos, e falhas. Com seus pecados para pagar, mas Deus há de considerar um tantinho destas boas ações com as pessoas que passam em meu caminho (na verdade para me ensinar). Do incentivo que dei para o mesmo, a cada segundo que pude (na medida do possível); e até quando me afastei para deixá-lo com sua escolha, diante da mãe, do mundo e da própria consciência.

Meu primo Mikael é destes irmãos que trazemos, quem sabe, de alguma outra existência. São os amigos que rezamos para que façam parte dos nossos dias de sol, e madrugadas de chuva. Para falar, filosofar, acreditar no sonho que carregamos em nosso peito. Como aquele menino que daqui há alguns meses fará 18 anos me ensinou a ser eu mesma. E sua rebeldia, fora maestria! Elevação. E de tudo que falei: estude, estude. Meu querido primo-irmão; há de carregares contigo pela vida-aurora, que houve alguém, em meio a tanto julgamento alheio que só quis te incentivar a ser, você mesmo! E me orgulho muito, de quem tu se formou. Sua mãe foi parcela desta construção, seu pai também o é. Mas você mostra quem és: Sim, uma incrível metamorfose. O ser-borboleta que saiu do casulo, e com asas multi-cores colore a vida de mais vivacidade. Rebentando a casca de ovo pra ser, todo coração e alma em tuas escolhas de vida. Que o Poder Superior te ilumine nesta caminhada.

Torço imensamente pelos 3 primos, mas por ter conversado tantas vezes especialmente com o Mikael, quero te dizer que quem me ajudou, de fato, foi você. Com tenra idade me ensinando a ser menos covarde. E me ouviu em minhas "filosofias às avessas", falácia de poeta que também sofre com suas próprias mutações. Mas que não sejam omissões. Algum incentivo foi tudo que pude te dar... E te ver no caminho que imaginavas, enche meus olhos de lágrimas, e meu peito de esperança. Ser nós mesmos. É tempo... Hora de dançar ciranda!

Carmen Ligia é estudante de História, e participou da História, deste primo que se "forma", no Grêmio Serrano de Itabaianinha-SE.

Um comentário:

  1. Grande poeta Carmem. Queria eu aceitar como te ensinei alguma coisa. Seu "simples apoio" foi talvez um dos poucos alicerces a minha vontade de fazer filosofia. Seu simples apoio é enorme quando vem de alguem que é tão talentosa com palavras assim como é com olhares. Te agradeço do fundo do meu coração e que você consiga tudo que sonha nesse ano novo.
    E ainda reforço suas palavras. Não se atenha ao quesito idade para avaliar um sonho ou um desejo. Se você acredita que pode ir alem de sua graduação, nem o plano divino pode impedi-lá. ACEDITAR É PRECISO. Ser aprendiz de poeta e na vida é preciso, pois a vida é metafora, só a poesia é verdade, só o que foi sonhado se torna verdade. MIL ABRAÇOS. MYKAEL.

    ResponderExcluir