quinta-feira, 11 de março de 2010

Vida - Eternidade - Efemeridade: Poesia!

Boa Madrugada...

"São daqueles raros momentos em que a casa silencia
E os pensamentos são mais sentimentos do que ponderações;
E o que se passa não é filosofia, ou lógicas refletidas sobre o acaso-vida
O que vem ao coração é o mistério do divino, na voraz efemeridade dos dias...

Estava eu a assistir "Por Toda Minha Vida", programa de uma rede televisiva
E meu coração foi arremessado as reflexões de meu fim de quarta
Quando na casa de querida amiga
"Discordava" ambiguidades da política, mas concordava com a sabedoria da vida
que a mesma expressava...

E dentre algumas lágrimas sentidas, e uma aprendizagem constante
Dizíamos um tanto saudosas, mesmo impressionadas
Diante da rapidez em que se processa a vida,
E que amanhã, a pessoa especial, pode ser, apenas uma foto, um momento,
"até" esquecimento, para podermos seguir...

E o programa citado, relembrava um grupo musical de minha juventude
Artistas que chegaram ao sucesso, ainda que desfrutado em curto espaço
Sentiram o sabor de conquistar, porque do sonho em comum não haviam desistido...
Mas como se foram "tão" jovens; eu naquela época, na "casa" dos meus 15 aninhos...

O tempo severo que aniquila segundos,
Oh segundos que são eternos quando somos felizes em ser, nós mesmos!
Ai do relógio que bate mais rápido que o pulsar do meu coração, mesmo quando calmo
E quando o peito fica ansioso, é porque preciso respeitar a fórmula "tempo-espaço".

Dar tempo ao tempo é investir em sonhos, em quimeras, em "Utopia"
Este que foi o primeiro nome da banda citada, os "Mamonas Assassinas"!
Mesmo que no espaço haja colapsos, acidentes que destroem vidas...
Muitas vezes neste mesmo "espaço", chamado também de paciência, libera-se energias...

Nada como dar tempo ao tempo para curar antigas feridas purulentas...
Ainda é tempo de reparar o mal feito ao irmão, ao ser amado, ou até "pedir desculpas" por um erro cometido a algum desconhecido!
Quando ainda é tempo, pois não saberemos se no próximo segundo estaremos no palco
Ou se ficarmos, e o outro se for? Ficará na boca o amargor de não ter pedido perdão; então que começe por mim uma reconciliação...

Disto depende a nossa salvação, que é a paz salutar de ir dormir com a consciência tranquila
Pois amanhã, se eu não me levantar, fiz hoje o melhor que podia...
Se houver possibilidade, vai e te reconcilia!
Se este ser que precisas conversar estiver na eternidade, pede ao Deus como você concebe, tal maestria; que Ele interceda por nós, em nosso nome, para curar nossas feridas...

O tempo é curto...
E hoje tratei minha mãe com mais carinho
Não "culpando" a mesma pelos meus desatinos...
O tempo também recupera
E me faz um ser humano mais digno, se eu continuar perseguindo o bom caminho...

Visitei a minha amiga e entre nossas lágrimas, a pouco falávamos como é bom viver cada momento com alegria, e discernimento: Carpe Diem! Aproveite o dia!
E quantos amigos Deus me concebe, e tanta vida nas árvores desta avenida, de frente ao prédio em que me encontro,
Em meio a carros que ainda passam, e gás carbônico, e meus medos, e minhas vontades
Há um mundo que pede aproveitamento de cada segundo antes que seja tarde, mas aconselha: o desfrute com RESPONSABILIDADE!

Aí me vem este diário-blog que pode estar a registrar
As últimas letras de quem ousou aqui na "Net" brincar de ser poeta
E tenta viver a vida sem tanta querela, sem grandes expectativas
Fazer meu melhor hoje, e agraceder a tudo que tenho nesta abençoada vida.

Com problemas, sem problemas, dependendo de como foi o dia... mas VIVA!
O importante é ver que sou aprendiz, até poeta; já posso até morrer feliz (pois consegui "um pouco" me exprimir)
E vi que a vida é bela, efêmera, feia, pobre, suntuosa, pérfida, perfeita, "esquisita"...
Depende do olhar do espectador; e se eu conseguir transformar minha dor em poesia,
meu novo nome será Carmen Vida!

O segundo que é eterno quando tranformo minha vida...
E da rima faço um mundo
E até do mudo encontro tudo,
Quando saio de mim para encarar meu novo dia.

Sou Poeta! Sou Vida... Meu nome?
Realmente, hoje é Carmen Ligia "Vida" Nova, em uma NOVA VIDA!
Mas acredito que ser poeta é mais que escrever versos
Ser poesia é acreditar na vida, como vier, encarar com coragem o novo dia...

Sou poeta, sou quimera, sou magia...
Sou um segundo
Soul Rock
E hoje o programa que falava dos "Manonas Assassinas", me fez ganhar o começo desta nova quinta...

Ainda que sejam quase 3 da manhã, e o barulho em casa voltou: ouço minha mãe a reclamar...
E quero blues, quero "mar"...
Quero amar, e me encontrar!
Cada s-e-g-u-n-d-o, primavera, eterna, em cada dia... É só acreditar!

Sejamos poesia!
Novo dia:
DESPERTAR!
Sonhar, e Realizar... adeus nostalgias.

Com Deus, sou Jazz e Poesia
Ainda que seja inverno
Pois até o inferno para o Paraíso nos encaminha:
Ilumina!

Versos, outono em meu seio confortado
Que acredita no amor, e no ocaso
E o Verão, eis a Ressurreição
O mundo é infinito, então meu poema é acaso.

Silencio e meu verso rompe o espaço..."


Por Carmen Ligia,
11 de março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário