quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comentário acerca da causa do facebook... Sergipe II

A causa que foi postado no facebook, com o link http://www.causes.com/causes/603746-marcas-do-que-se-foi-contra-o-descaso-com-as-escolas-de-samba-na-cidade-de-itabaianinha/about
teve uma repercussão pequena, visto a falta de experiência com esta ferramenta, e com a respectiva divulgação que seria necessária para maior alcance.

Cremos que o tema foi pertinente, visto a necessidade de estimular-se a identidade do povo, e seus traços culturais, que no caso de Itabaianinha está se perdendo, por falta de incentivo do poder público. A prefeitura de Itabaianinha privilegia blocos particulares, com cordão de isolamento, privatizando uma festa popular, o carnaval, que usa o espaço público, que é de todo o povo.

Semana passada "estourou" a revelação de um escândalo, envolvendo grande desvio de verba, por parte do filho do prefeito de Itabaianinha, a partir de licitações fraudulentas. O prefeito, Joaldo da Laranjeira, como é conhecido, deixava a administração a cargo deste filho, em muitos casos preferindo ficar em sua fazendo do que ir à prefeitura. Este alto desvio de verbas públicas está sendo investigado pela Polícia Federal.

Em nosso facebook citamos:

"Mostremos o descaso com a cultura popular, privilegiando a importação do gênero baiano, em detrimento das manifestações populares dos moradores de Itabaianinha. O filho do atual prefeito Joaldo da Laranjeira, é o "responsável" pelo maior bloco carnavalesco da cidade na atualidade, este com venda de abadás, e respectivo cordão de isolamento - que começou a ser usado neste mesmo bloco".

Ora, se ele desvia verbas do povo, quiçá da saúde, tal administardor poderia estar pensando em cultura e identidade?

Cremos que nossa causa precisaria de mais tempo para divulgação, e um estudo mais aprofundado, no sentido de buscar a História Oral desta manifestação, em uma pesquisa de campo que denotaria mais tempo, que nos foi impossibilitada pelos compromissos com a Universidade.
Precisamos também mostrar fotos das escolas de samba, nesta quase secular tradição.

Importante, na nossa avaliação, foi dar um início a esta questão sobre o patrimônio imaterial da cidade de Itabaianinha, município da região centro-sul de Sergipe. A única cidade que ainda têm escola de samba em nosso estado, com a provável condição de não sair às ruas no próximo ano, por falta de apoio financeiro, a priori, e de uma política educacional que valorize as tradições culturais do povo de Itabaianinha. Acreditamos que a semente está lançada, e por si só, já é de grande valia.

Quem sabe um alerta a sociedade, para repensar os políticos que dirigem os destinos de seus cidadãos, que desviam verba para enriquecimento próprio, tirando do povo a saúde, a educação, a dignidade e a cultura.

Assim, esta causa no facebook não é mera causa. Uma singela luta. Para com esta semente refletirmos as ervas daninhas que estão na administração pública da grande cidade de anões, com seus pequenos políticos que buscam enriquecimento com o dinheiro público; cidade a qual tenho sincero apreço por ser o berço da minha família.

Carmen Ligia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário