sábado, 9 de abril de 2011

Atividades Sergipe II - História UFS - Profº Lindivaldo = Causa no facebook




"Marcas do que se foi": Contra o descaso com as Escolas de Samba na cidade de Itabaianinha.


Sensibilizar a sociedade para que o carnaval de Itabaianinha, com as tradicionais Escolas de Samba, não se acabe por falta de incentivo dos órgãos públicos, e afins.

AJUDE ESTA CAUSA!
Link http://www.causes.com/causes/603746-marcas-do-que-se-foi-contra-o-descaso-com-as-escolas-de-samba-na-cidade-de-itabaianinha/about


Positions

1. Sensibilizar para o papel fundamental dos grupos populares - Escolas de Samba, como marca identitária de um povo, além de ser uma opção de atração cultural para o turismo;

2. Mostrar uma parcela da História das Escolas de Samba na cidade de Itabaianinha;

3. Envolver o maior número de usuários em torno da causa, para que a tradição das Escolas de Samba na cidade de Itabaianinha não se acabe por falta de incentivos dos órgãos públicos, que "deveriam" valorizar a cultura, e identidade do seu povo.
(***)


About

A Prefeitura Municipal de Itabaianinha, privilegia blocos carnavalescos, com cordão de isolamento, e venda de camisas, capitalizando a festa do povo - para todos! Paulatinamente os blocos populares, com frevo e samba, vão sendo sucateados, negando-se até mesmo as principais vias públicas para desfile dos mesmos.

Além disso, o de mais vergonhoso é o descaso com as tradicionais escolas de samba, por falta incentivo financeiro, ou colocando o desfile da única Escola para o último dia da festa, com horário limitado. O Crisantemos, a Lira do Amor, Arranca Fogo, Lira da Esperança, e muitas outras escolas chegaram ao fim. E o responsável pela única escola que ainda saiu em 2011, Seu Nezito, diz querer se afastar; seria pelo descaso com a cultura popular de Itabaianinha?

O único político que abraça a causa, e também escreve sambas-enredo, é o "vereador" Farmacinha. Cadê os representantes de nosso município para lutar pela nossa identidade cultural? E o povo, para reinvindicar nossos traços autênticos, não apenas comprando "as fardinhas" dos carnavais pré-fabricados vindo da Bahia?

Mostremos o descaso com a cultura popular, privilégios à importação do gênero baiano, em detrimento das manifestações populares dos moradores de Itabaianinha. O filho do atual prefeito Joaldo da Laranjeira, é o "responsável" pelo maior bloco carnavalesco da cidade na atualidade, este com venda de abadás, e respectivo cordão de isolamento - que começou a ser usado neste mesmo bloco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário